O cantor baiano Caetano Veloso, 81, lançará no dia 28 de maio um livro de críticas de cinema feitas por ele entre 1960 e 2023.
O artista, que sonhava em ser diretor de filmes, trabalhou na década de 1960 como crítico de cinema em jornais da Bahia.
Assim, “Cine Subaé – Escritos Sobre Cinema (1960 –2023)” apresenta textos que atestam o impacto que o Cinema Novo, as películas exuberantes norte-americanas, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural dele.
A obra, organizada por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, inclui também colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções, as reflexões, as criações de trilhas e o vasto repertório cinematográfico do cantor.
O livro traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo compositor, que dirigiu dois videoclipes e um longa-metragem, “O Cinema Falado” (1986).
Ao todo, são 64 textos – 46 inéditos em coletâneas de Caetano –,12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e diretores.
A orelha do livro é assinada pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas pelo artista na imprensa baiana. A introdução é um texto inédito escrito pelo próprio Caetano.
O livro será lançado pela editora Companhia das Letras e já está em pré-venda.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Caetano Veloso lançará livro de críticas de cinema no site CNN Brasil.