O livro “Verão de Lenço Vermelho” chega ao Brasil pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras. O romance russo, que gira em torno de um casal homossexual que se apaixona na União Soviética, fez sucesso no TikTok e foi banido da Rússia por ser considerado “propaganda LGBT”.
O livro escrito por Katerina Silvánova e Elena Malíssova conta a história de Iura que, 20 anos depois, relembra seu último verão no Acampamento Andorinha, quando conheceu Volódia, um rapaz certinho por quem ele se apaixona e com quem vive seu primeiro amor.
Ao retornar para o acampamento já adulto e encontrar apenas ruínas, Iura decide procurar por alguma pista que possa ajudá-lo a encontrar Volódia.
A trama fala sobre as mudanças que ocorrem durante a juventude e o amor entre dois jovens, enquanto retrata os anos finais da União Soviética.
Censurado na Rússia e amado pelo booktok
Após ter sido lançado em 2022 na Rússia, o livro se tornou um dos mais lidos no país, mas também recebeu uma onda de ódio. Ativistas e políticos anti-LGBTQIA+ lançaram uma campanha para que o romance fosse banido do país.
As críticas alegavam que a obra “desfigurava a ideia do que era a União Soviética”, “promovia valores ocidentais” e continha “propaganda LGBT”.
Após começarem a sofrer ameaças, as autoras Katerina Silvánova e Elena Malíssova decidiram deixar o país.
Simultaneamente, o Parlamento Russo já estava elaborando uma legislação mais rigorosa, que visava criminalizar qualquer demonstração LGBT em mídias de todo tipo, incluindo livros e filmes.
A legislação foi aprovada em 5 de dezembro, e baniu “Verão de lenço vermelho” e todos os livros que pudessem ser considerados literatura LGBTQIA+ do país.
Foi assim que o livro de Silvánova e Malíssova se tornou um símbolo de resistência da comunidade LGBT e foi abraçado pelo booktok — seguimento do TikTok que faz vídeos sobre literatura.
- Título: “Verão de Lenço Vermelho”
- Preço: R$ 79,90 (impresso) – R$ 39,90 (digital)
- Autoras: Katerina Silvánova e Elena Malíssova
- Editora: Editora Seguinte (Comapanhia das Letras)
- Número de páginas: 464
- Ano da publicação no Brasil: 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Livro de romance gay banido na Rússia chega ao Brasil no site CNN Brasil.