Um livro encardenado com pele humana que remonta a 1682, descrito como um “unicórnio” no mercado de livros raros, foi apresentado na Feira Internacional de Livros Antigos de Nova York, na quinta (4), promovida pela Associação de Antiquários de Livros da América (ABAA).
O livreiro da Lux Mentis, Ian Kahn, revelou a intrigante história do livro que agora está à venda por US$ 45 mil, o equivalente a quase R$ 230 mil.
“[O livro] foi encadernado em 1682 por um jovem que estudava medicina em Paris”, disse ele. “Ele era espanhol e não conhecia ninguém. Ele foi ver uma peça chamada ‘Le Baron’, que ele gostou tanto que comprou uma cópia em folhas de papel.”
O estudante de medicina, Jacopo X, mais tarde encontrou a atriz da peça em sua mesa de autópsia. Ele decidiu encardenar o livro com uma parte de sua pele para evitar que ela se perdesse para sempre em uma vala comum.
“A única maneira de você acabar em uma sala de autópsias em 1682 é se o seu corpo não for reclamado”, disse Kahn. “Ele se encarregou de pegar uma seção de suas costas, processá-la em pergaminho e encardenar no local em que ela, provavelmente, se apresentou pela última vez: sua pele”.
O livro foi passado pela família de Jacopo X, e eventualmente, chegou até Kahn por meio do atual proprietário Riccardo X.
“Na verdade, veio até mim com uma nota que dizia: ‘Caro Sr. Kahn, minha família tem um livro encadernado em pele humana desde que meu ancestral o encadernou em 1682. Decidimos que ele deveria vir ao mercado e nos disseram que deveríamos entrar em contato com o senhor’, o que, tenho que admitir, foi provavelmente o melhor e-mail que eu já recebi na minha vida”, disse ele.
A 64ª edição do Feira Internacional de Livros Antigos será realizada no Park Avenue Armory, em Nova York, de 4 a 7 de abril, coincidindo com o 75º aniversário da ABAA.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Livro encadernado com pele humana é exibido em feira literária em NY no site CNN Brasil.