A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, nesta quinta-feira (25), que a 66ª edição do Prêmio Jabuti, que acontecerá em novembro, terá três novas categorias de não ficção: Educação, Negócios e Saúde e Bem-Estar.
O curador do prêmio e presidente da Academia Paulista de Educação, Hubert Alqueres, justificou a novidade ao dizer que categorias que antes faziam parte do eixo de não-ficção foram contempladas no Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia será realizada pela primeira vez em agosto deste ano e contará com a curadoria do físico Marcelo Knobel.
Aqueres explicou que as categorias de Negócios e Saúde e Bem-Estar foram incluídas no Jabuti em função do alto volume de publicações. Educação, por sua vez, garantiu seu espaço ser uma missão da CBL e ter conseguido bons resultados na última edição do prêmio.
“Ano passado, nós tivemos uma grande alegria de, entre os cinco finalistas, dois serem de educação. A gente fala muito da importância da educação como um fator fundamental para o desenvolvimento e a cidadania das pessoas, então a gente resolveu montar uma categoria de livros que discutem educação”, disse o curador.
“Onde nós podemos valorizar e jogar luzes, nós faremos.”
Poetas estreantes também terão uma categoria para chamar de sua, já que boa parte dos livros de poesia inscritos na última edição eram de autores de primeira viagem.
“Isso é uma oportunidade, inclusive, para descobrir novos talentos da literatura brasileira”, declarou Alqueres.
Inscrições do Prêmio Jabuti
As inscrições para 66ª edição do Jabuti começaram às 12h desta quinta-feira e seguirão até o dia 13 de junho. A CBL disponibiliza ainda um prazo para que os autores possam obter desconto na taxa de inscrição promocional; o limite dessa modalidade é o dia 24 de maio.
Essa mesma data marca também o final da consulta pública para os jurados da premiação. Finalistas e selecionados para integrar o júri serão conhecidos entre outubro e novembro.
A premiação será feita no mês de novembro e celebrará ainda uma personalidade do ano, homenagem que foi destinada para nomes como Sueli Carneiro e Pedro Brandão nas últimas edição.
Vetada a inscrição de livros feitos por IA
Aqueres adiantou ainda que está vetada a inscrição de livros feitos com auxílio de inteligência artificial. A regra vale também para a parte editorial, como capa e projeto gráfico.
“Não existe uma regulamentação no Brasil. A gente só vai introduzir a inteligência artificial no nosso prêmio quando isso estiver regulamentado a nível nacional”, disse o curador.
Categorias da 66ª edição do Prêmio Jabuti
Literatura
- Conto
- Crônica
- História em quadrinhos
- Infantil
- Juvenil
- Poesia
- Romance de entretenimento
- Romance literário
Não-Ficção
- Artes
- Biografia e reportagem
- Economia criativa
- Educação
- Negócios
- Saúde e Bem-Estar
Produção Editorial
- Capa
- Ilustração
- Projeto gráfico
- Tradução
Inovações
- Escritor estreante — Poesia
- Escritor estreante — Romance
- Fomento à leitura
- Livro brasileiro publicado no exterior
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prêmio Jabuti terá novas categorias de não-ficção; veja lista completa no site CNN Brasil.